Make your own free website on Tripod.com

Novos Equipamentos

Gaiola de Faraday


Gaiola de Faraday

Este dispositivo demonstra que a distribuição de cargas em um condutor acontece apenas na superfície externa do mesmo. O campo elétrico no interior de um condutor é nulo.

Ao se ligar a gaiola à máquina e coloca-la em funcionamento, as cargas escoam-se para a gaiola, porém, se distribuem apenas na superfície externa da mesma, o que provoca o afastamento das bolinhas de isopor eletrizadas. As bolinhas do interior nada sofrem.

Globo de Plasma.


Globo de Plasma.

Através de um circuito eletrônico é criada alta tenção com altíssima freqüência no interior de um globo de vidro mantido a baixa pressão e com neônio e argônio. Estes gases ao serem percorridos por descargas elétricas são ionizados e produzem luminosidade. Quando encostamos a mão no globo, praticamente aterramos o mesmo, direcionando com isto as cargas para nossa mão.

Pilha de Volta


Pilha de Volta

Composta por discos de cobre e zinco empilhados e intercalados por um tecido embebido em ácido (no nosso caso vinagre), a pilha foi inventada por Alessandro Volta em 1800. Volta percebeu que ao se colocar pares de metais diferentes em um meio ácido ou salino, surgia uma corrente elétrica que ia de um metal ao outro. Quanto maior o número de pares, maior a corrente gerada. No caso da pilha de Volta construída com cobre e zinco, cada par de disco gera uma tensão de 1,1Volt.



Entrada Novos 1