Make your own free website on Tripod.com

Terceira Página de Mecânica

Torre de Pisa

Torre de Pisa

Por que a Torre de Pisa não cai?

Uma das condições de equilíbrio de um sistema é que o "momento resultante das forças aplicadas a este sistema seja nulo".

Uma das maneiras mais ilustrativas de explorar esta condição concretamente é através de uma estrutura do tipo "torre", com um "fio de prumo" preso no seu centro de gravidade. Ao tombarmos aos poucos a "torre", vamos modificando a estabilidade da mesma até que...

Estutura em acrílico e latão.
Dimensões: 10cm X 10Cm X 25cm

Tubo para Estudos de Cinemática / Lei de Hooke

Lei de Hooke

No nosso dia a dia temos pouco acesso a movimentos com velocidades constantes, bem como são muitas as dificuldades para monitorar movimentos uniformes e uniformemente variados.

Com este equipamento, podemos monitorar o movimento de gotas de álcool e/ou água em uma coluna de óleo, "produzindo" movimentos uniformes, uniformemente variados e outros. Além disso este tubo permite uma investigação acerca da viscosidade dos líquidos.

Acoplado a este sistema, encontra-se uma montagem para estudo da lei de Hooke para deformação elástica, com molas de diferentes constantes elásticas e suportes para massas aferidas.

Equipamento em madeira e acrílico.
Dimensões: 20cm X 20cm X 50cm

Planetário (Telúrio)

Planetário

Por que não tem eclipse lunar ou solartodo mês se a lua dá uma volta em torno da Terra a cada mês?

Um sistema que simula o Sol, a Terra e aLua, com movimentos devidamente acoplados por polias sincronizadas, permite a exploração e ilustração de fenômenos como, o dia e a noite, fases da Lua, estações do ano, eclipses, fusos, horários, Sol da meia noite, etc.

trata-se de um equipamento imprescindívelno ensino de Ciências, Astronomia e Geografia. Todo em latão e alumínio, com iluminação à pilhas e movimento manual, permitindo assim o livre manuseio pelo professor e pelo aluno.

Acompanha o equipamento uma apostila explicativa, contendo textos acerca de assuntos afins como: gravidade, buraco negro, efeito estufa, camada de ozônio, etc.

Dimensões: diâmetro da base de 25cm, braço de 50cm e 30cm de altura.


Super Looping

Super Looping

Nos brinquedos dos parques de diversões,vale também o princípio de consevação de energia?

Composto por um trecho em rampa e doisoutros em curvas de 360 graus, o super looping é similar ao "Colosso", brinquedo que encontramos em alguns parques de diversões.

O princípio de conservação de energia seresponsabiliza interiamente pelo funcionamento da parte mais "arriscada" do brinquedo

Dimensões: 1.50m X 75cm X 25cm


EntradaMecânica 1Mecânica 2 Mecânica 4