Make your own free website on Tripod.com

Página de Eletricidade

Gerador de Van de Graff

Como funciona um pára-raios? Como seexplica a natureza dos relâmpagos? Por que ficamos de cabelo em pé aotocarmos um gerador?

Este equipamento que tem funcionamento similar ao gerador propostopelo físico Van Graaff em 1931, gera uma tensão eletrosática suficientepara ilustrar discussões acerca da natureza da carga elétrica, naturezadas descargas elétricas, bons e maus condutores e outros.Além disso aciona instrumentos como eletroscópios e lâmpadas a gás.

Acompanha o gerador um torniqueteeletrostático, uma haste em "L" para verificação do ventoeletrostático, um eletroscópio de folhas e uma lâmpada de neon.
Dimensões: cúpula com diâmetro de 25cm,50cm de altura e base com 40cm de diâmetro.

Máquina Eletrostática de Winshurst

Máquina Eletrostática de Winshurst

Desde quando o homem conhece e usa a eletricidade?

Está máquina é uma réplica de uma das máquinas eletrostática desenvolvidas em pleno século XVIII, quando pouco ou quase nada se conhecia acerca de eletricidade. Por isso podemos dizer que esta máquina carrega consigo uma parte da história do desenvolvimento da eletricidade.

Tem seu funcionamento baseado na indução eletrostática, gerando os dois tipos descargas ao mesmo tempo. A máquina abriga também dois capacitores que podem ou não ser acoplados à máquina.

Acompanha esta máquina um torniquete elétrico, uma haste em "L" para exploração do vento eletrostático, um eletroscópio de folhas e uma lâmpada de neon.

Dimensões: 30cm X 20cm X 30cm

Super Máquina Eletrostática de Whinshurst

Super Máquina Eletrostática de Winshurst

Curiosa máquina eletrostática do século XVIII, que cria potencial elétrico através do fenômeno da indução elétrica, produzindo desta forma faíscas de até 10cm, de extensão. Vale ressaltar que essa máquina é uma perfeita réplica das máquinas originais do século XVIII.

Acompanha esta máquina, seis acessórios que permitem a exploração de todos os fenômenos eletrostáticos conhecidos, tais como: Torniquete elétrico, vento eletrostático e lâmpada de neon.

Gerador Eletromagnético (Hidrelétrica Simulada)

Gerador Eletromagnético

Um dínamo é acionado manualmente gerando dessa forma uma pequena voltagem elétrica e uma corrente alternada, de forma similar como ocorre nas usinas geradoras. Esta corrente é suficiente para acender três lâmpadas incandescentes de 9Volts cada, bem como acionar um rádio.

Eletróforo

Eletróforo

Uma máquina de produzir pequenas descargas!

A mais antiga e rudimentar "máquina" eletrostática, o eletróforo gera seguidamente descargas elétricas, capazes de fazer piscar uma lâmpada de neon. Um dos instrumentos mais eficientes para explicar e ilustrar o fenômeno de eletrização por indução.

Composto por um disco em resina plástica e outro em alumínio fundido.

Dimensões: diâmetro = 24cm



Entrada Eletricidade 2